Dia Internacional das crianças inocentes vítimas de agressão

Você sabia que o dia 04 de junho foi escolhido para a conscientização às crianças que sofrem agressões das mais variadas?

Os noticiários dos últimos meses têm tratado com veemência sobre casos em que crianças foram vitimadas por seus cuidadores ou pessoas próximas de seus familiares.


Quando a fase mais divertida das nossas vidas é manchada pela violência, é preciso que haja consciência de que toda a sociedade precisa agir de maneira a dizimar essa problemática do nosso meio.


Sob Lei nº 13.431/2017, o art. 4º identifica como violência contra a criança atos como: violência física, psicológica, sexual e institucional (praticada por instituição pública ou privada – como escolas). Os episódios mais comuns são espancamentos, afogamentos, queimaduras e outros atos tortuosos.


Ainda, de acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) em média, são notificadas no Brasil 233 agressões diariamente em diversos níveis contra crianças e adolescentes. As experiências traumáticas não estão somente nas ruas, visto que a maior parte dos casos acontece debaixo do teto familiar, ou seja, o problema vem em uma crescente de dentro para fora.


É importante que haja uma maior proteção às nossas crianças, pois bem sabemos que elas são o futuro da nossa Nação.


Entendemos que a data não deve passar despercebida e não acreditamos que seja apenas um dia para lembrar agressões ou qualquer outro ato que ponha em perigo a integridade de uma criança, antes, deve servir como um marco que nos faça refletir e analisar caminhos que sejam capazes de modificar tal panorama assustador que diariamente assola nossa sociedade.